9 Comentários
founding
Abr 25Gostado por Lena Mattar

esse pão é perfeito

Expand full comment
author

Invejosos dirão que é porque você é meu marido :P

Mas é bonzão mesmo!

Expand full comment
Abr 25Gostado por Lena Mattar

Lena, fui bem dessa leva que começou a fazer testes com pão de fermentação natural lá em 2014, quando começou a pipocar padarias e padeiros artesanais.

Morava no Ipiranga quando o Shimura abriu a fábrica por lá e, mesmo com a proximidade daqueles pães maravilhosos, existe uma vitória em assar seu próprio, ir evoluíndo nas dobras, no corte. O pão sem sova é um bom lugar pra começar ou, no meu caso, recomeçar com a panificação caseira.

Gostei muito dessa edição :)

Expand full comment
author

Te entendo 100% porque eu estou cercada de boas padarias e ainda assim senti essa necessidade de fazer meu próprio pão. Dessa vez ando curtindo ler e estudar mais sobre o tema. Se voltar a fazer pães... estou aqui pra trocar figurinhas :))

E fico feliz que tenha gostado da edição!

Expand full comment

minha mãe é padeira, e eu vejo que o pão - além de ser um excelente alimento - tem muito de amor.

o tempo que se investe nele, desde preparar o fermento até levar oa forno, quanto se coloca de dedicação para atingir a hidratação necessária e o descanso ideal… tem que ter muito amor para colocar na massa…

Expand full comment
author

Nossa, imagino que ter o pão como ofício seja uma doação enorme! E ter uma mãe padeira deve ser uma delícia :))

Expand full comment

Vou tentar seu pãozinho! Sempre penso em fazer em casa mas quando chego na parte da panela de ferro eu travo! Mas amei a sugestão sobre o papel manteiga!

Expand full comment
author

Por que você trava na panela? Por ter que comprar uma? Pelo que eu vi, há quem asse em uma assadeira comum e cubra o pão com uma tigela grande que possa ir ao forno. Nessa segunda receita que mencionei, do Kenji, ele faz assim. Dê uma olhada neste vídeo e veja se te ajuda. https://www.youtube.com/watch?v=6RUDa0FKplk

Expand full comment

A algum tempo venho pensando em fazer meu próprio pão, cheguei a olhar livros p estudar, mas nada. Enfim, fiz uma viagem e fiquei enlouquecida pelos pães e voltei determinada a fazer. Amei qdo abri seu email, agora nao tenho desculpa. Vou fazer. Fiquei c dúvida da farinha, se tem uma especial p pães.

Expand full comment