UM ANO (E UM SPAGHETTI) LEVE, GOSTOSO E FÁCIL
"O que o ano novo te trará vai depender bastante do que você trará para o ano novo"* ― Vern Mclellan
Acredito que nós, brasileiros, estejamos merecendo um 2023 assim: leve, gostoso e (mais) fácil. Não sei se será possível, mas é o que eu desejo e espero. Assim, vou tentando inserir no meu dia a dia (e, se possível, no seu também) algumas receitas que nos proporcionem ao menos um gostinho dessa trinca. A primeira newsletter do ano propõe uma massa com abobrinha e queijo de cabra: o tipo de prato que cabe em diversas situações, inclusive no final de um dia de semana cheio de trabalho.
Não fiz promessas e nem fiz uma lista extensa de metas para o novo ano. Por aqui, quero apenas me organizar para colocar em prática dois grandes desejos: escrever meu livro de receitas e enviar mais newsletters. O livro, um sonho antigo, será publicado pela Companhia de Mesa ― selo de culinária/gastronomia da Companhia das Letras. Ainda não tem data para ser publicado, mas estou começando minhas pesquisas e testes. Mais pra frente conto sobre os detalhes do projeto. Quanto à newsletter, a ideia é seguir com essa edição gratuita, mas oferecer a opção de uma assinatura paga para quem quiser receber mais conteúdo. O que vocês acham? Sugestões de formatos que possam interessar a vocês são muito bem-vindas.
Já estamos em fevereiro, mas como esta é a primeira newsletter de 2023: feliz ano novo para todos!
Até a próxima news,
Lena
*"What the new year bring to you will depend a great deal on what you bring to the new year"
Spaghetti com abobrinha e queijo e cabra
Esta baita combinação de abobrinha e queijo de cabra é delicada e pode ser servida em diferentes pratos, como risotos, massas e sanduíches. A massa costuma ser minha pedida, pois é prática, já que não exige um cuidado mais atento e constante com a panela. Essa receita super gostosa leva poucos ingredientes, usa poucos utensílios e exige pouco esforço. O que mais podemos pedir de uma receita?
É importante prestar atenção quanto ao ponto de cozimento da massa, pois depois de retirada da panela, ela ainda vai à frigideira para ser misturada ao molho. Ou seja, não deixe cozinhar demais senão, ao final, ficará molenga. Outro ponto importante: essa massa deve ser consumida na hora, pois depois ela absorverá o molho e endurecerá. Caso sobre, até é possível aproveitar no dia seguinte, aquecendo na panela com um pouco de água quente, mas saiba de antemão que não será a mesma coisa.
Se quiser, você pode preparar um risoto, fazendo um preparo básico com caldo de legumes. Nos minutos finais, acrescente a abobrinha. Desligue o fogo, adicione o queijo e mexa até ser incorporado. Caso opte por um sanduíche, faça essa mesma "pasta" da receita, e coloque no pão, complementando com mais algum ingrediente. Talvez um peito de frango cozido e desfiado (bem temperadinho) e/ou tomate seco, por exemplo.
Ah, para essa receita eu recomendo ralar a abobrinha antes de chegar nas sementes. Atenção: não jogue o que sobrar no lixo. Armazene no freezer em um saco plástico, tipo ziploc, junto com outras aparas e sobras de legumes. Quando tiver uma quantidade suficiente, leve ao fogo coberto com água. Rende um caldo nada tradicional, mas muito satisfatório.
Para assistir | Gudetama
No fim do ano passado, a Netflix lançou a série As aventuras de Gudetama, que tem como estrela o ovo cru e fofinho de mesmo nome. Lançado em 2013 pela Sanrio, empresa que detém os direitos da Hello Kitty, entre tantos outros personagens, Gudetama ganhou uma legião de fãs mundo afora com seu jeito preguiçoso e tristonho. As linhas de produtos licenciados são muitas e ele estampou de papelaria à aviões, incluindo um livro de receitas para pessoas que vivem uma "vida preguiçosa".
A série da Netflix, um misto de live-action e animação gráfica, conta a jornada de Gudetama e de seu amigo Shakipiyo. Eles fogem de um restaurante e saem em busca da mãe. Por enquanto, existe apenas essa temporada com 10 episódios que variam de dez a dezessete minutos cada.
Assista ao trailer aqui.
Para ler | Um pé na cozinha
Lançado recentemente pela Editora Fósforo, Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil é a adaptação do doutorado de Taís de Sant'Anna Machado que analisa o trabalho das mulheres negras na cozinha e a sua profissionalização. O livro narra as experiências da cozinha doméstica do pós-abolição até os dias de hoje. A partir de suas pesquisas, Taís "expõe as dinâmicas de poder que se estabelecem entre senhores, sinhás e escravizadas — entre os séculos 18 e 19 —, patrões brancos e cozinheiras negras — da Abolição até os tempos atuais —, que permitem a manutenção do estilo de vida das classes média e alta do país em detrimento da qualidade de vida de mulheres que trabalham em condições exaustivas, precárias e miseravelmente remuneradas". Uma leitura necessária que "nos leva a entender, a partir do microcosmo da cozinha, a real importância das mulheres negras na constituição social do Brasil".
Disponível em versão impressa (R$99,90) e em e-book (R$59,90). Compre no site da editora.
Deu por aí!
- Alegria imensa em ver esta newsletter entre as recomendações da Carol Bensimon, escritora e autora de Diorama (2022), O clube dos jardineiros de fumaça (vencedor do Jabuti de 2018) e Todos nós adorávamos caubóis, entre outros. A newsletter da Carol ― Nevoeiro ― está definitivamente entre as minhas favoritas e segue na minha lista de recomendações do Substack. Não perco uma edição!
- Outra recomendação veio da galera da Crudo, empresa de consultoria e branding gastronômico, em um post sobre newsletters dedicadas ao universo Alimentos & Bebidas! Para quem quiser dar uma olhada em todas as dicas, veja aqui.
- Lalai Person é daquelas pessoas com olhar apurado e compartilha tudo em sua newsletter "Espiral". Bacana demais ser recomendada na edição #65 "Você é o que você come?". Leia aqui.
- Na matéria "Está derretendo de calor? Só sorvete salva" para a revista Elle, a jornalista Flávia Pinho sugere receitas caseiras, fáceis e refrescantes. O sorvete de doce de leite está lá. Oba! Leia aqui.
- A panqueca de chocolate foi a receita de estreia da "1 Receita", nova seção da revista Gama. Já citei essa revista on-line diversas vezes porque sou realmente fã do conteúdo e sigo recomendando a leitura. Veja aqui.
Tweets & memes
Por Pedro Vinicio
Créditos
Fotos: Bruno Geraldi | Revisão: Eloah Pina | Cerâmica: Atelier Muriqui
meu deus! quanta dica boa!
um ano muito leve pra você, Lena