SORVETE CASEIRO E SEM SORVETEIRA
Meu conselho para você não é se perguntar por que ou para onde, mas apenas desfrutar o seu sorvete enquanto está no seu prato. -- Thornton Wilder*
Esta newsletter estava programada para os meses de calor, mas como nada anda saindo conforme o planejado nestes tempos de pandemia, ela calhou no final de julho, em pleno inverno. Quer dizer, pior: na semana mais fria do ano! Eu adoro sorvete, seja no frio ou no calor, mas achei melhor fazer uma consulta rápida com os seguidores do Instagram e o resultado foi unânime: sorvete vale o ano todo! Além disso, a semana que vem promete dias menos gélidos.
Com uma mesma base de creme de leite fresco e leite condensado é possível criar inúmeros sabores. Depois de fazer uma dessas receitas para entender o processo (que é supersimples), vocês podem se divertir inventando os seus próprios sabores. Aliás, já havia divulgado uma receita de sorvete de café nesse mesmo estilo, que é parte da receita de CAROLINA RECHEADA.
Além da facilidade, sorvete é uma coisa tão festiva que achei que seria uma boa pedida para celebrarmos a vacinação que está, de fato, acontecendo. Viva a ciência, viva o SUS! Não deixem de tomar a segunda dose nem de fazer mais uma leva de sorvete para comemorar quando a sua vez chegar.
Até a próxima news,
Lena
*My advice to you is not to inquire why or whither, but just enjoy your ice cream while it's on your plate. -- Thornton Wilder
UMA BASE, TRÊS SABORES
Sorvete de menta com chocolate
Este aqui pode até parecer um sorvete de flocos, sobretudo por ser branco porque eu não faço nenhuma questão do corante verde. Procure a melhor essência de menta que puder encontrar, pois ela fará toda diferença. Se você não gostar desse sabor, basta fazer a receita sem a essência e você terá um sorvete de flocos! A CALDA DE CHOCOLATE QUE ENDURECE é uma alegria extra.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
Sorvete de doce de leite
Se tem algo melhor que doce de leite é sorvete de doce de leite! Nesta receita o leite condensado é simplesmente substituído pelo doce, mas eu ainda gosto de colocar uma dose extra pra ter a alegria de encontrar pequenos bolsões de doce de leite puro. A adição é opcional, mas recomendo muito pra quem também gosta de doces mais doces que o doce de batata doce.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
Sorvete de chocolate
Nunca fui a pessoa do sorvete de chocolate. Não que desgoste, só nunca foi a minha primeira opção (nem a segunda e nem terceira, rs), mas sabendo que costuma ser o sabor preferido da maioria das pessoas… aqui vai uma receitinha bem gostosa feita com cacau. A calda de chocolate também vai bem, e colocar pedacinhos de chocolate na massa é opcional.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
PARA LER E COZINHAR | MINHA COZINHA EM PARIS
Tenho uma queda por tudo que envolve Paris, e toda vez que folheio ou leio este livro de David Lebovitz posso sentir a lufada de ares parisienses. Lebovitz é estadunidense, mas trabalhou por muitos anos no famoso Chez Panisse e depois se mudou para Paris - onde já mora há mais de uma década. Além de bom cozinheiro, ele tem uma escrita leve e gostosa. Neste livro de receitas ele compartilha sua vivência no país, contando costumes locais, histórias que vivenciou, ingredientes típicos e, claro, receitas que vão das clássicas a outras que, apesar de não serem de origem francesa, são muito consumidas por lá. São 350 páginas deliciosamente ilustradas com fotos que te levarão à Paris. Custa R$102,90 NO SITE DA EDITORA.
E já que estamos falando de sorvete nesta news, ele tem um ótimo livro dedicado ao assunto: The Perfect Scoop, com foco em receitas que pedem sorveteira. Sem tradução para o português, pode ser adquirido em livrarias on-line na versão impressa ou digital.
PARA SEGUIR | MAX JAQUES
Em tempos de excesso de conteúdo e fake news, achar boas fontes de informação com reflexões lúcidas e enriquecedoras vale ouro, não é mesmo? Inicialmente formado em psicologia, Max Jaques se enveredou pela gastronomia e hoje é chef-pesquisador no Instituto Brasil a Gosto. Seus posts são boas doses de realidade, recheados de informações e questionamentos - vários deles desconfortáveis, porém necessários. Siga o Max AQUI!
PARA OUVIR | CAFÉ DA MANHÃ
O arroz com feijão sofreu um aumento de preço de mais de 60% de março do ano passado para o mesmo mês deste ano. Essa é uma combinação reconhecida por todos os brasileiros de todas as classes sociais, mas a alta dos preços está inviabilizando o seu consumo para parte da população - alguns não estão conseguindo comprar nem o arroz fragmentado e o feijão bandinha - seus substitutos. Como a crise afeta a comida símbolo do Brasil é o tema do podcast Café da Manhã. Ouça AQUI!
PARA LER | DOIS PONTOS, REVISTA GAMA, FIGAS E HISTÓRIAS DE CASA
- A livraria online DOIS PONTOS me convidou para indicar três livros dentro de algum recorte de minha escolha. Acabei notando um fio condutor entre algumas de minhas leituras recentes e optei por falar de um tema que tem sido cada dia mais presente em nossas vidas: o cansaço. O excesso de produção, o crescente nível de exaustão e os altos índices de depressão nos acometeram bem antes da pandemia, mas os impactos do vírus (e deste desgoverno) só intensificaram os males dos nossos tempos. Vivemos numa sociedade de desempenho onde somos algozes de nós mesmos em uma busca eterna pela superação. Insatisfeitos, cansados e deprimidos, esquecemo-nos de contemplar a vida. Veja as dicas de leitura AQUI.
- Hoje em dia, a REVISTA GAMA está entre minhas leituras preferidas, e fiquei muito feliz com o convite para participar da seção "Uma vida em objetos", que funciona como uma biografia visual. Foi desafiador e delicioso pensar nos dez objetos que me representam. Recomendo esse exercício pessoal a vocês ;) Leia AQUI.
- Bati um papo com a Leticia Soares, do site Figas, sobre o processo de criação desta newsletter, o meu trajeto profissional até chegar na gastronomia e quais foram alguns dos impactos da pandemia no mercado da restauração, entre outras questões. Leia AQUI.
- E pra quem curte decoração, o Histórias de Casa deu um pulo aqui e contou um pouco mais sobre a nossa casa (minha e do FABRIZIO!). Veja AQUI.