REQUENTE-SE, RECONFORTE-SE
“Soup puts the heart at ease, calms down the violence of hunger, eliminates tension of the day, and awakens and refines the appetite.”* ― Auguste Escoffier
Foi Nina Horta quem nos ensinou que “comida de alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora de dor, de depressão, de tristeza pequena”. Pois eu penso em sopa quando penso em comida de alma e vice-versa. E como as manchetes dos jornais andam difíceis demais este ano, e o frio finalmente resolveu dar as caras, achei que era hora de nos requentarmos e nos reconfortarmos com boas sopas. Fatias generosas de pão com manteiga (com sal), vinho (ou algo mais forte, dependendo da manchete do dia) e pessoas queridas acompanham.
Ah, tem também gelateria nova no pedaço e dicas de leitura e de onde estudar vinhos.
Volto em breve,
Lena
* “Sopa deixa o coração tranquilo, acalma a violência da fome, elimina a tensão do dia e desperta e refina o apetite.”
Sopa de leguminosas
O Buvette é um lugar que tem tudo que eu gosto: comida muito boa e despretensiosa, cuidado estético e ambiente/serviço informal (se estiver em NY, Paris ou Tóquio, vá conhecer). Quando vi esta receita no livro da chef Jody Williams, sabia que seria um hit aqui em casa. Dito e feito! Atenção: o lance dessa sopa é conseguir deixar cada uma das leguminosas igualmente al dente.
Sopa de cenoura com leite de coco
Tenho uma queda por pratos que flertam com pimentas e condimentos. Foi só ler a lista de ingredientes desta receita ― com leite coco, gengibre, pimenta dedo-de-moça e curry ― que eu gamei no mesmo instante! Aqui em casa, a porção para quatro pessoas serve apenas duas rsrs
Sopa de couve-flor assada
Adoro coisas assadas e também adoro (quer dizer, amo) couve-flor. Assim, esta receita matou dois coelhos numa cajadada só! Saborosa, cremosa e fácil de fazer. Ah, parece que couve-flor anda num hype cozinhas afora, ou seja, mais uma desculpa (esfarrapada) para testar a receita ;)
PARA CONHECER | ALBERO DEI GELATI
Sou do time que toma sorvetes e gelatos o ano todo, mesmo no inverno, depois de um prato de sopa. E você?
Pergunto pois a Albero dei Gelati, marca originária de Milão e com unidade em Nova Iorque, acaba de desembarcar em São Paulo! Os ingredientes selecionados são, em sua maioria, locais e sazonais, e, sempre que possível, orgânicos e biodinâmicos. O resultado dessa visão e dessa busca é o que chamam de “gelato agricola”; um produto artesanal que nasce da terra, natural, sem nenhum aditivo químico, muito mais saboroso e consciente em relação ao meio ambiente!
Ah, e se você não sabe, sorvete e gelato são coisas diferentes, ok? Fábio Solighetto, gelataio e filho dos fundadores da marca, me contou que a principal diferença reside no percentual de gordura: enquanto gelatos possuem até 6%, os sorvetes chegam a ter até 30%.
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 391. Pinheiros.
Instagram: @ALBERO_BR
PARA ESTUDAR | ESCOLA CICLO DAS VINHAS
Acho que umas das perguntas que eu mais recebo como profissional do mundo do vinho é onde fazer um curso ― depois de “me indica um vinho bom e barato?” rs. Como eu sempre faço a mesma recomendação, a escola superbacana da sommelière ALEXANDRA CORVO, achei que seria legal compartilhar com todos por aqui. A Ciclo das Vinhas fica em Pinheiros e, além de cursos para todos os tipos de interesse (cursos curtos, longos, para amadores ou profissionais, sobre temas gerais ou específicos), tem um bar e uma baita livraria especializada no tema! Se quiser começar a dar os primeiros passos no mundo do vinho ou mesmo se especializar, esse é o lugar.
End: Rua Artur de Azevedo, 502.
Siga no instagram: @CICLODASVINHAS
PARA LER | WHERE COOKING BEGINS
Sou uma grande fã da Bon Appétit e sigo a revista em todas as plataformas: instagram, facebook, youtube, newsletter e ainda assino a versão para iPad ― recomendo! Pois Carla Lalli Music, diretora de gastronomia da revista, lançou recentemente o livro Where Cooking Begins ― Uncomplicated recipes to make you a great cook. Como tudo que a revista faz, é visualmente maravilhoso! Mas o mais bacana é a forma como Carla enxerga o processo de cozinhar, que depende da forma como você faz suas compras e do conhecimento das principais técnicas de cocção. Assim, a primeira parte do livro é dedicada a esses dois temas: das dicas práticas, como o que comprar pessoalmente no mercado e o que comprar online, como organizar sua cozinha e como viver bem com menos especiarias, segue para as técnicas, que são muito bem explicadas e ilustradas, como confitar, cozinhar a vapor, grelhar e assar lentamente, entre outras. O livro ainda não foi traduzido para português, mas PODE SER COMPRADO PELA INTERNET.
PARA LER 2 | SAIU NA TRIP!
A jornalista LUARA CALVI ANIC entrevistou quatro autoras de newsletters para saber quais news elas recomendam. Fiquei muito feliz com o convite e deixo aqui o link, caso você queira ver quais eu indico, juntamente com as dicas das bacanérrimas Vânia Goy, Maraisa Fidelis e Fernanda Canna!