RAGU: APURADO, RÁPIDO OU VEGETARIANO
"Anyone who likes to eat can soon learn to cook well", Jane Grigson
Ragù, como é conhecido o molho de Bolonha tradicionalmente feito com carne, não é um preparo complexo, mas exige tempo para apurar. Cozinhá-lo ao longo de horas e sentir os sabores se transformarem e o aroma tomar conta do ambiente é altamente prazeroso. É o tipo de coisa que eu faço sempre que tenho algumas horas a mais para cozinhar. Mas eu gosto tanto de ragus que também tenho receitas para quando não tenho esse tempo todo - e elas funcionam super bem! Uma ótima ideia pra quando a temperatura cai, como aconteceu essa semana.
Nenhuma das receitas desta newsletter é tradicional, com carnes bovina e suína moídas e a base de soffritto. Nesse caso, deixo a recomendação, mais uma vez, para a receita da Marcella Hazan. E repito: tenham seu Fundamentos da cozinha italiana clássica na prateleira.
Volto daqui a quinze dias com uma news docinha :)
Até lá,
Lena
CONFORTO EM FORMA DE COMIDA!
Ragu de fraldinha
Aqui a escolha da carne não é das mais tradicionais, mas acabou rolando porque era o que tinha na geladeira na primeira vez em que fiz a receita. Achei tão gostoso que adotei! O molho vai bem com uma massa fresca, como fettuccine, ou com polenta cremosa.
Ragu de chorizo com burrata
Essa receita é ideal para os dias em que queremos o conforto de um ragu, mas não temos tempo para deixá-lo apurando por horas e horas. Isso porque o chorizo, com toda a sua personalidade, deixa o molho saboroso e intenso com pouco esforço. Além da massa (fiz com linguine), sugiro usá-lo para rechear um pão francês. Vira um belíssimo buraco quente!
Ragu de cogumelos
Essa receita vegetariana é carinhosamente chamada de ragu e eu aprendi na Escola Wilma Kovesi. Rapidinha, deliciosa e super fácil! Sugiro uma massa pequena, como o orecchietti, só para poder comer de colher ;) E apesar de ser uma opção vegetariana, funciona bem como molho para carnes, como um belo filé mignon grelhado.
NOVIDADES | NOORI
Assim que conheci o NOORI, um Rocket Stove recém-lançado pelo designer Eduardo Gayotto, pelo arquiteto Pedro Heldt e pelo engenheiro ambiental Plinio Ruschi, me apaixonei! O projeto revisita o fogão a lenha por meio do design e agrega outras três funções: churrasqueira, forno de pizza e aquecedor. O coração do Noori é uma estrutura em forma de "L" que permite a maximização energética, ou seja, produz mais calor com a menor quantidade de lenha possível. O criadores, além de buscar uma forma eficiente e gostosa de cozinhar, queriam também fazer um objeto que agregasse as pessoas em torno do fogo. Definitivamente, o Noori já foi adicionado à wishlist dos meus sonhos! Saiba mais aqui: HTTPS://WWW.NOORI.COM.BR
PARA LER | THE COOK'S ATELIER: RECIPES, TECHNIQUES, AND STORIES FROM OUR FRENCH COOKING SCHOOL
Meu primeiro contato com o The Cook's Atelier foi pelo instagram. Me encantei por aquela escola de culinária no coração de Beaune, na França, com paredes de pedra rústica, utensílios vintage e ingredientes lindos e frescos vindos da feira de produtores locais. Foi uma alegria quando soube que eles tinham lançado um livro de receitas! Adorei conhecer a história de mãe e filha, francófilas, que saíram dos Estados Unidos com o sonho e morar na França e se aventuraram nesse projeto lindo. O livro, além de ótimas receitas pensadas de acordo com as estações, traz ainda conteúdo sobre técnicas básicas de culinária francesa e fotos be-lís-si-mas! Comprei o meu na LIVRARIA DA VILA, mas ele também pode ser encontrado na INTERNET.
PARA BEBER | VINHOS EM SP
Para quem está sempre em busca de bons endereços para beber uma taça de vinho ou comprar algumas garrafas, deixo aqui uma pequena seleção que fiz a convite da revista Harper's’ Bazaar! LEIA MAIS AQUI