Para escolher as receitas que vou fazer, parto da premissa de que nem tudo que eu gosto de comer eu gosto de cozinhar. Pra mim, são coisas diferentes. Por exemplo: eu amo arroz com feijão, mas não gosto muito de cozinhar essas coisas – sobretudo todos os dias. Me entende? Sei que é normal que com a correria do dia a dia a gente recorra a um repertório de receitas já conhecidas e vá repetindo aquilo, mas justamente por isso tento fazer do cozinhar uma oportunidade de me entreter e me divertir através de novas receitas. É também minha terapia, minha dose diária de meditação.
Escolhi a boa e velha carne de porco, em três cortes diferentes, incrementada de maneiras variadas, mas supersimples, e que rendem pratos gostosos, fáceis e – por que não? – bonitos!
Nos falamos daqui a duas semanas, com mais receitas e outras dicas!
Até lá,
Lena
* “Cozinhar e assar é terapia física e mental.”
LOMBO, MIGNON E BISTECA
Lombo com ervas e bacon
Acho engraçado que um dos meus livros de receitas preferidos seja sobre culinária italiana, porém escrito em francês. Foi com ele que aprendi esta receita que, de tanto fazer, fui mudando um pouco aqui e um pouco acolá. O resultado é um lombo muito mais saboroso e nada seco – de quebra, fica lindo na mesa!
Mignon com repolho e maçã
O filé mignon do porco é supermacio e fácil de preparar. Aqui foi classicamente combinado com repolhos e maçãs – e na minha opinião não precisa de mais nenhum acompanhamento além desses! Daqueles pratos curingas para dias em que não temos muito tempo para um pré-preparo longo e precisamos de uma refeição rápida, mas não menos saborosa.
Bisteca com molho e mostarda
Aquele corte que instantaneamente nos remete a um virado à paulista, né? Mas nem só de PF vive a bisteca! Aqui, ela ganha outra cara com um simples molho de mostarda de Dijon. Vai bem com batatas assadas, um purê ou até com o bom e velho arroz. Ah, o preço desse corte é super em conta ;)
PARA FAZER | OFICINA DE COLHER DE PAU
Conheci o trabalho da ELKE NODA no Instagram e me encantei por suas peças de madeira artesanais. Logo me inscrevi para a sua OFICINA DE COLHER DE PAU, uma vontade antiga que eu tinha. Depois de uma aula intimista e bastante prática, saí de lá com uma colher esculpida por mim! Ela também oferece cursos de tábuas de madeira e vende produtos lindos, como boleiras, manteigueiras e porta-ovos, entre outros, através da sua loja online:
HTTP://LOJA.ELKENODA.COM
PARA LER | PIPETTE MAGAZINE
Já faz tempo que o mundo do vitivinícola fala sobre vinhos naturais, mas recentemente o tema saiu da roda dos especialistas e começou a ganhar mais adeptos ao redor do mundo. A revista PIPETTE vem justamente para aplacar a sede por conhecimento do assunto! Comandada por Rachel Signer, ela tem apenas três edições por ano e traz matérias que contam histórias de produtores e vinícolas, propõe debates e indica endereços bacanas de restaurantes e caves que dedicam suas cartas ao tema. Aqui no Brasil é vendida pelo CRU NATURAL WINE BAR, no Rio de Janeiro.
PARA SEGUIR | ZOE BAKES
Adoro o perfil da americana ZOE FRANÇOIS, uma patissière e autora de livros que posta sobremesas lindas! Gosto não só das receitas em si, mas de como ela faz um bom uso do instagram e suas ferramentas para decodificar as técnicas mais difíceis, através de passo a passos tão bem detalhados e didáticos, para seus seguidores “leigos”.