PARA APROVEITAR O FIM DO CALOR
"In the summertime when the weather's high, You can stretch right up and touch the sky..." - Mungo Jerry
Oficialmente, o verão chegou ao fim. Mas como aqui no Brasil nós não temos passagens de estação tão bruscas, ainda podemos curtir um calorzinho. Por isso, as receitas desta primeira newsletter compõem um menu que celebra a leveza, o frescor e a facilidade. Os drinques, à base de vinho, são ótimas pedidas para aquele final de dia abafado - e também são bons exemplos do que fazer com aqueles vinhos "mais ou menos" que vira e mexe a gente tem em casa.
A playlist é uma delicinha e dá o tom para aquele corriqueiro "jantarzinho de dia de semana". Dê o play ao chegar em casa e se jogue na cozinha - de preferência com uma taça de vinho. Você vai ver como uma terça-feira qualquer vai ficar mais gostosa com pouco esforço!
Daqui quinze dias volto com receitas de ovos que caem bem no café da manhã, no brunch e até no jantar.
Até lá,
Lena :)
MENU GOSTOSO, LEVE E FÁCIL? TEMOS!
Salada de tomates
Quando me deparei com essa receita no livro Frenchie, do chef Greg Marchand, achei que seria complicada por precisar ser feita com um dia de antecedência. Mas a verdade é que, apesar da necessidade de se programar, é super simples! E o melhor: é das saladas de tomates mais gostosas e bonitas que já comi e vi!
Involtino
Durante os dois anos em que trabalhei como sommelière no restaurante Vito, eu dava algumas escapulidas do salão para ir xeretar a cozinha e ficar assistindo ao preparo dos pratos. Assim, acabei aprendendo algumas receitas que carrego comigo até hoje, como este linguado recheado com espinafre e purê de batatas.
Sorvete com calda de caramelo
Calda de caramelo é daquelas receitas que levam poucos ingredientes, são fáceis de fazer e ainda quebram diversos galhos! Basta ter um potinho na geladeira, que com um belo sorvete você tem uma sobremesa :) O difícil é resistir ao potinho ali na geladeira - quer dizer, eu não resisto!
DRINQUES COM VINHO
Aperitivos são aqueles drinques que dão o pontapé inicial em uma refeição e que estabelecem, de alguma forma, o mood da ocasião. Faço isso, inclusive, durante a semana. Uma taça enquanto cozinho ou espero algo ficar pronto e o humor já é outro :)
Mas lembre-se: drinques a base de vinhos não devem ser feitos com aquele vinho especial que você tem guardado, pois ele perderá suas nuances em meio aos demais ingredientes. Esses drinques devem ser feitos, idealmente, com vinhos de bom custo-benefício – que a maioria de nós toma, sobretudo no dia a dia. E a verdade é que coquetéis como esses podem ser uma boa alternativa para aquele vinho mais ou menos que um dia apareceu na sua casa. É como disse Alison Roman, uma das minhas cooking divas, "Vinho ruim é só um bom coquetel que ainda não foi preparado".
Veja as receitas completas aqui!
PARA OUVIR: SÓ MAIS UM JANTARZINHO DE DIA DE SEMANA
Minha casa é bem musical e dificilmente estamos no silêncio. As playlists rolam soltas e acho que isso ajuda a combater aquela preguicinha de cozinhar que bate quando chegamos depois de uma longa jornada de trabalho. Teste colocar essa playlist, fazer um dos drinques desta newsletter e depois me conte se não foi mais fácil (e gostoso) preparar o jantar. ;)
SIGA: @GHIBLIFOOD !
Eu sou uma super usuária de Instagram e estou sempre em busca de perfis inspiradores que ofereçam um conteúdo interessante e bonito. Recentemente conheci a conta que talvez já seja uma das minhas preferidas: @ghiblifood! Para quem não conhece, o Studio Ghibli é um estúdio japonês de animação, tendo como um de seus criadores o grande Hayao Miyazaki. São deles animações como Meu Vizinho Totoro e A Viagem de Chihiro. Neste instagram você verá uma seleção de cenas das diversas animações, todas elas relacionadas a comidas e bebidas. É a coisa mais linda!