PANQUECAS PARA O CAFÉ DA MANHÃ
Eu vivo com carpe diem gravado em meu coração* -- M. F. K. Fisher
Fazendo panquecas para o café da manhã, eu me peguei pensando na frase acima, de Mary Frances Kennedy Fisher (caso não a conheça, dê um Google já!). E refletindo sobre o famoso (e já tão tatuado) carpe diem, penso que ele não prega que se aproveite o presente "chutando o balde", como muitos encaram; não se trata de loucura ou exagero. Eu, pelo menos, em matéria de fome/desejos, encaro como a simples não privação. Não se trata de comer tudo, mas de comer de tudo.
Se der vontade numa quarta-feira, não deixe de fazer as panquecas só porque ainda não é fim de semana. Faça para comer menos ou de maneira equilibrada e sem desperdícios, compartilhe com os colegas de trabalho ou com os vizinhos! O importante, na minha opinião, é parar de encarar o final de semana como o único momento possível para a indulgência. Aliás, terminando este parágrafo descobri que indulgência significa "perdão da culpa". Talvez esteja na hora de eu parar de usar esse termo quando me refiro a comidas, já que o perdão da culpa pressupõe a existência da mesma.
Aqui vão três receitas de panquecas, duas que partem da massa mais tradicional e uma diferentona, todas igualmente gostosas!
Até a próxima news,
Lena
*Tradução livre de "I live with carpe diem engraved on my heart”.
CHOCOLATE, ABÓBORA E AMÊNDOA
Panqueca de chocolate
Esta é quase uma panqueca americana tradicional, mas com cacau. E, justamente por levar cacau 100%, ela não só não fica tão doce como ainda ganha essa cor intensa e linda. A calda é totalmente opcional, mas é um luxo! Recomendo.
Panqueca de abóbora com especiarias
Abóbora com especiarias é uma baita combinação boa e que rende receitas ótimas, incluindo panquecas. Estas são superfofinhas e vão bem com manteiga, para quem não quiser algo muito doce, mas também ficam ótimas com xarope de bordo (maple) ou mel.
Panqueca de amêndoa e papoula
Nesta receita deliciosa da ALANNA TAYLOR-TOBIN, a farinha de trigo dá lugar à de amêndoas e ganha o toque da papoula. A massa é menos líquida, e por isso a panqueca fica mais alta. Minha sugestão é servir com iogurte, mel e doce de laranja quincã.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
PARA EXPERIMENTAR | RELISH DE PEPINO COM MOSTARDA
Eu sou a louca do picles, e toda vez que vou ao mercado gosto de escolher algum para provar: pepino, cebola, beterraba… todos! Um dos que mais gostei de ter experimentado, e que virou figurinha repetida na minha geladeira, é o relish da marca alemã KÜHNE. Uma deliciosa mistura de picles de pepino com mostarda que só de descrever já me faz salivar. Delicioso para sanduíches, mas perfeito, sobretudo, para um belo cachorro-quente.
Se alguém aí tiver dicas de picles, por favor, me mande :)
À venda no SANTA LUZIA ou sites na internet.
Preço sob consulta.
PARA OUVIR | DELICINHAS
Uma hora de músicas pra você ouvir enquanto faz/come panquecas, ou a qualquer momento do dia. Tem gente das antigas, nomes mais contemporâneos; tem R&B, soul, pop… tem de tudo, mas tudo bem delicinha!
DÊ O PLAY :)
PARA SEGUIR | THE BOY WHO BAKES
Edd Kimber era um estudante de política que não queria trabalhar no mundo corporativo. Foi então que teve a oportunidade de competir no programa de TV The Great British Bake Off, de onde saiu vitorioso. Hoje, ele escreve receitas para diversas revistas, é autor de três livros e ainda mantém um site e um perfil no Instagram cheios de belos conteúdos: ótimas receitas e fotos maravilhosas. Ah, para aqueles que não falam inglês, o Instagram oferece a possibilidade de tradução dos posts para a sua língua. Basta clicar na opção “Ver tradução”, que fica no fim do post, à direita. SIGA O EDD!