Esta é a 28ª newsletter que envio, mas a primeira que sai numa quinta-feira. Achei muito válido o feedback de vocês no Instagram, querendo receber na quinta para poder se programar e cozinhar na sexta e no final de semana. Então, cá estamos com receitas de nhoques diferentões! Sim, porque nem só de batata vivem os gnocchis, sabia? Nesta newsletter, trago três receitas – todas elas vegetarianas e nenhuma delas com batata.
Quanto mais eu cozinho, mais fã da culinária italiana eu fico. É simples, é saborosa e é reconfortante. Gosto muito do fato de ser uma cozinha que se presta a longos e fartos almoços com grandes travessas para serem compartilhadas. Ela tem algo "mágico" por criar muito sabor com ingredientes simples e, muitas vezes, pouco numerosos. Esse provérbio italiano que abriu a newsletter fala sobre isso, sobre a capacidade de fazer muito com pouco; do que é pequeno se tornar grande. Celebremos o que há de mais simples!
Até a próxima news,
Lena
*La cucina piccola fa la casa grande
⅔ ITÁLIA, ⅓ FRANÇA
GNUDI
Gnudi é um prato típico da Toscana e significa "pelado", pois é como se fossem recheios de ravioli, mas sem a massa. São bolotinhas bem delicadas feitas de ricota com espinafre e cobertas com manteiga e sálvia. Os segredos consistem em não usar farinha na massa, mas ser generoso na hora de moldar as bolotas, e não deixar de refrigerá-las antes de levar à fervura. Muito simples e muito gostoso.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
'NDUNDERI
Já esta receita, típica da Costa Amalfitana, mistura ricota e farinha. É tradicionalmente moldada em nhoques grandes que são servidos com molho de tomate, mas vão bem com outros, como um belo pesto, por exemplo. É finalizado no forno para que os queijos derretam – uma perdição!
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
NHOQUE PARISIENSE
Esta receita, que aprendi no site do Chefsteps, nada mais é do que uma pâte à choux, a massa francesa usada para fazer profiteroles e gougères – que aqui é moldada com um bico de confeiteiro diretamente numa panela de água quente. Uma passada pela frigideira com manteiga e eles ficam dourados. Finalize com suco de limão, salsinha fresca e parmesão ralado na hora. Sucesso garantido!
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
PARA ASSISTIR | DASHI JOURNEY
Conhecer o Japão foi uma das coisas mais incríveis que eu tive o privilégio de fazer. Desde então, tudo que diz respeito à cultura japonesa é objeto de interesse aqui em casa – sobretudo a culinária. Este minidocumentário, lançado no mês passado, foi feito por Eric Wolfinger, e, ao longo de 17 minutos, ele mostra a trajetória de um chef japonês em busca das origens do Dashi – caldo que ele define como "base onipresente, porém invisível, da culinária japonesa". Ele pesquisa seus dois elementos-base além da água: kombu (alga seca) e katsuobushi (raspas de peixe Bonito curado). Não bastasse o conteúdo ser lindo e altamente interessante, tem Milton Nascimento na trilha sonora! Infelizmente, só está disponível com legendas em inglês.
Assista AQUI.
PARA SERVIR | ACESSÓRIOS COR
Cor é uma marca de objetos que celebram momentos triviais da rotina com simplicidade, cor e belos designs. À frente da marca estão Samia Jacintho, designer gráfica e sócia-diretora da CASA REX, e Vânia Goy, jornalista expert em beleza e autora do site BELEZINHA. Se antes eu já era encantada pelas peças de ágata, agora estou desejando as peças feitas com o Studio EDEL-STEIN. O resultado dessa parceria são peças com traço minimalista, onde uma aparente contradição entre o peso do aço, matéria-prima principal, tem uma leveza visual que é reforçada pelas cores alegres. Estou babando em todos, mas sobretudo nos apoios de copos (R$ 95 a dupla) e de panelas (R$ 135 a dupla).
A edição é limitada e está à venda apenas no E-COMMERCE DO STUDIO.
PARA OUVIR | HOLDING ON
Eu adoro fazer playlists e sempre acabo apegada à mais recente por um bom tempo. Assim, já faz alguns meses que eu estou no repeat com essa aqui, batizada de Holding On. Tenho ouvido enquanto aguento firme no distanciamento social, no home office e na saudade dos amigos e de uma boa aglomeração.
DÊ O PLAY!
PARA ASSISTIR | LIVE COMUNICAÇÃO GASTRONÔMICA
A pedido de alguns seguidores, fiz uma live contando um pouco mais sobre minha trajetória profissional na gastronomia. Minhas formações, especializações, lugares onde trabalhei, como cheguei até aqui... Enfim, um grande resumo dos últimos 13 anos. Para quem perdeu, ficou salva no meu IGTV. CLIQUE AQUI para assistir!