IOGURTE, MIL E UMA UTILIDADES
“Comer e ler são dois prazeres que combinam de maneira admirável." — C. S. Lewis*
Já comentei em newsletters anteriores o quanto acho que a gente subestima e subutiliza o iogurte. Numa oportunidade que tive de fazer trabalhos para uma empresa de iogurtes, vi pesquisas mostrarem como nós, brasileires, comemos pouquíssimo esse item, sempre atrelado ao café da manhã ou a um pequeno lanche, e praticamente só na versão adoçada. Note, são maneiras de consumi-lo como um produto pronto, quase nunca o usando como ingrediente para um preparo, sobretudo salgado.
Apesar de o nosso receituário brasileiro não ter muito iogurte, existem outros tantos repletos dele que são ótimas fontes de inspiração para a gente incluir esse alimento no nosso dia a dia: são molhos, marinadas, acompanhamento para sopas, carnes, e por aí vai.
Quem aí se lembra dos OVOS TURCOS que sugeri numa das primeiras news? Hoje, insisto: vamos aprender a usar o iogurte de outras maneiras deliciosas? Aqui, sugiro três receitas, sendo uma doce e duas salgadas!
Pra completar, conteúdos para alimentar e espairecer a cabeça, além de uma playlist para embalar os dias de quarentena, já que seguimos no distanciamento social.
Se cuidem e cuidem dos seus. Aqueles que puderem, fiquem em casa.
Até a próxima news,
Lena
*Tradução livre de “Eating and reading are two pleasures that combine admirably".
DOCE E SALGADO
Iogurte com tahine
Já disse antes, mas não canso de repetir: tahine é um baita ingrediente curinga para se ter na despensa. Junto do iogurte, formam este molho delicioso, que vai bem com um monte de coisas e que eu comumente sirvo com legumes assados. Confesso que às vezes como puro, às colheradas, de tão gostoso que é!
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
Kheera raita, iogurte com pepino
O raita é um molho/acompanhamento do receituário indiano que ajuda a refrescar o paladar depois de comidas muito picantes. Bem versátil, é sempre feito à base de iogurte, mas as possibilidades de combinação são diversas. Aqui, escolhi uma das mais tradicionais, que é com pepino (kheera em hindu). Lembra Tzatziki, receita grega, e Mast-o khiar, receita persa, mas são diferentes na consistência, no tempero e/ou no uso.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
Kesar Shrikhand, iogurte com açafrão
PRIYA KRISHNA foi quem me apresentou esta receita típica da região de Gujarat, na Índia. Fiquei encantada com o sabor, a cor e a facilidade para preparar este iogurte que já é uma ótima variação para as versões de sempre. Na Índia, é consumido com poori (um pão frito) ou puro, como sobremesa. Perfeito quando servido gelado depois de um bom curry.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
PARA EXPERIMENTAR | VINAGRE SOUL BRASIL
Sou uma grande fã de condimentos, sobretudo vinagres, uma vez que acidez está entre as coisas que considero mais importantes (e gostosas) em comidas e bebidas. Me encantei pelos molhos de fruta e vinagre da Soul Brasil, sendo o de manga e o de açaí os meus preferidos! São orgânicos, veganos e não fazem uso de conservantes. Gosto de usar para temperar saladas, mas o site também indica para cozinhar e fazer marinadas.
Já está à venda em alguns mercados aqui de São Paulo, com preço em torno de R$ 30 a garrafa com 250 ml.
Para mais informações, acesse o SITE DA SOUL BRASIL.
PARA ASSISTIR | TASTE THE NATION
PADMA LAKSHMI nasceu na Índia, mas foi para os Estados Unidos ainda pequena. Hoje, é uma das apresentadoras do famoso reality show Top Chef e acaba de lançar um documentário, intitulado Taste the Nation, que se propõe a investigar a gastronomia americana, dando o devido protagonismo para aqueles que normalmente ficam às margens do cenário gastronômico glamoroso: os imigrantes. A cada episódio, ela investiga uma nacionalidade por meio de pratos e relatos. Está disponível na plataforma HULU.
PARA OUVIR | MÚSICAS PARA SOBREVIVER À PANDEMIA
A playlist de hoje não foi feita por mim, mas pelo meu marido, FABRIZIO, e é a que mais toca aqui em casa nos últimos meses. São músicas calmas, gostosas e que ajudam a baixar a ansiedade. Afinal, quem aí não está vivendo uma montanha-russa de emoções? Passe um café ou abra um vinho e DÊ O PLAY!