Lena Mattar

Lena Mattar

Share this post

Lena Mattar
Lena Mattar
GUIA DE PARIS
Guias e Roteiros

GUIA DE PARIS

Lena Mattar's avatar
Lena Mattar
May 09, 2024
∙ Paid
21

Share this post

Lena Mattar
Lena Mattar
GUIA DE PARIS
4
Share
Cenas do restaurante Aux Lyonnais, em Paris. Fotos: Fabrizio Lenci.

Paris é a minha cidade preferida do mundo, e eu tive a sorte de morar lá por quase dois anos quando era estudante e aspirante a sommelière, nos idos 2009/2010. Desde então, pude voltar algumas vezes e tenho sempre a difícil tarefa de decidir entre ir aos milhares de lugares novos (ou mesmo antigos) que nunca tive a chance de conhecer ou de voltar aos lugares de que tanto gosto. 

Ressalto que este não é um guia de gastronomia e aqui você não encontrará críticas e avaliações, nem mesmo recomendações de pratos ou rótulos de vinho. Esta é uma lista de lugares cujas equações "comida + bebida + clima" me agrada e faz com que eu realmente me sinta em Paris. Não há critérios estabelecidos além do meu gosto pessoal, ok?

Eu adoraria poder visitar Paris todos os anos, mas como essa não é a realidade, ressalto que os lugares a seguir podem ter sofrido mudanças e que muitos dos lugares "da moda" do momento não estarão listados aqui. Recomendo que SEMPRE chequem os dias e horários de funcionamento e se reservas são necessárias. Ah, domingo e segunda-feira são dias em que muitos estabelecimentos gastronômicos fecham, assim como muitos dos museus fecham às terças-feiras  —  atente-se para isso!

De resto, bon voyage ;)


RESTAURANTES

A capital francesa é conhecida mundialmente por sua gastronomia e seus milhares de bons restaurantes que, inclusive, fizeram a fama do Guia Michelin. A verdade, porém, é que não sou uma entusiasta de cozinhas estreladas, menus-degustação e salões cheios de pompa. Gosto mesmo é de endereços informais, amigáveis, com boa comida, boa bebida e um quê de boemia. Reuni aqui alguns dos diversos endereços de que gosto e acho que representam bem essa "categoria" de restaurantes. 

Claro que nem por isso deixei de incluir endereços que oferecem uma excelente culinária  — alguns deles bons exemplares do movimento neo-bistrô ou bistronomy, que une os termos Bistrô e Gastronomia (em inglês) para designar restaurantes que prezam por seus ingredientes e técnicas, oferecendo uma cozinha sofisticada e muitas vezes autoral, embora em um ambiente sem excessos. 

Bon appetit!

Le Comptoir du Relais + Avant Le Comptoir: o chef Yves Camdeborde é tido como o precursor do movimento neo-bistrô e sua cozinha prioriza ingredientes da estação em um ambiente bastante simples. Ele ensinou muita gente hoje famosa a cozinhar, inclusive o chef do L'ami Jean, Stephane Jego. O restaurante é muito amado e concorrido, mas não faz reservas. Chegue cedo ou esteja preparado para enfrentar uma fila. Se conseguir, sente do lado de fora para observar o movimento da rua enquanto curte um bom vinho e uma boa comida —- um dos ótimos costumes parisienses.

Outra dica é o Avant Le Comptoir logo ao lado, aberto anos depois pelo mesmo chef. Um lugar para se comer pequenos bocados e beber vinho em pé no balcão. São opções que variam entre simples e clássicas, como queijos e saucissons, e algumas mais modernas como o macarron de foie gras ou hot dog de pato. A seleção de vinhos é bem legal e o clima é bem descontraído, sobretudo à noite!

This post is for paid subscribers

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Helena Mattar
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share