GALETTE DE TIAN + GUIA DE MARSEILLE
O viajante vê o que vê. O turista vê o que veio ver.― G.K. Chesterton
Recentemente estive em Marseille, minha primeira vez no famoso e cobiçado sul da França. Como moramos em Barcelona, estamos a apenas cinco horas de carro de lá — um luxo! O medo das longas horas com uma criança na cadeirinha do carro nos levou a fazer uma parada em Montpellier, tanto na ida quanto na volta — mal sabíamos o quanto essa parada seria bem-vinda, e não só para a nossa filha!
Não consegui provar a clássica bouillabaisse (sopa de peixes e frutos do mar), mas pude comer coisas deliciosas, conhecer um pouco da cidade e me maravilhar com a luz e a cor do mar. Comi inesquecíveis vôngoles com ‘nduja (linguiça de porco apimentada típica da Calábria), descobri que a cidade tem uma poderosa influência italiana (mais especificamente vinda dos imigrantes de Nápoles e que, por isso, tem uma forte cultura de pizza), tomei bons cafés, comi ótimos pães e queijos, conheci a padaria mais antiga da cidade e provei seu famoso navette (biscoito com água de flor de laranjeira) e ainda saboreei o melhor pudim de pão da minha vida. De quebra voltei com a mala cheia de manteiga, pastis, vinagre, geleias e outras delícias.
Essa news nasceu dessa pequena, porém intensa experiência de cinco dias. Acho que para quem gosta de comer, ir para a França é sempre intenso porque ainda é um dos países onde se come bem com facilidade, mesmo quando você entra ao acaso em um lugar simples e pede um cheeseburguer com batatas fritas, como nos aconteceu em Montpellier. E depois de ter vivido por um ano e meio em Paris, sempre sinto algo de familiar — mesmo que os franceses sempre façam questão de tentar fazer qualquer estrangeiro se sentir muito de fora.
Já que não sei quantas pessoas vão visitar a cidade em breve, resolvi ilustrar a news com uma receita da região. Na verdade, meu pequeno twist no clássico Tian, um prato em que rodelas de tomate, abobrinha e berinjela são perfeitamente alternadas e assadas. Aqui, ele virou uma galette e, ao invés de ser um acompanhamento, virou o prato principal!
Há ainda uma dica de (um baita) livro de receitas da região com fotos deslumbrantes e duas de suas receitas dedicadas à cidade de Marseille. Ou seja, esse Guia de viagem virou um baita combo!
Até a próxima news,
Lena
*The traveler sees what he sees. The tourist sees what he has come to see.
GALETTE DE TIAN
Muita gente confunde Tian e Ratatouille — afinal, são bem parecidos mesmo. Pesquisando a diferença, há muita informação que não bate. Para mim, o que ficou mais evidente foi que o Tian leva tomate, abobrinha e berinjela (com variações que incluem cebola) e todos são cortados na mesma espessura, arranjados alternadamente em fileiras e, então, são assados todos juntos. Já no Ratatouille, além de ter o acréscimo do pimentão vermelho, cada legume é cozido separadamente e então misturado aos outros. Há quem diga ainda que os legumes devem ser cortados em cubos.
A galette consiste em uma massa sobre a qual colocamos o recheio (que, normalmente, é feito de vegetais, queijos ou frutas) de maneira a deixar uma boa quantidade de borda. Essa é então dobrada sobre o recheio, formando uma torta aberta. É bem simples, mas igualmente gostosa, e pode ser salgada ou doce. Vai bem num brunch, em uma almoço ou jantar, acompanhada por uma bela salada ou ainda para fazer bonito em um piquenique.
Aliás, a massa de galette é uma receita para se guardar, já que ela é bem versátil. Você pode recheá-la de diversas maneiras: só com vegetais, só com queijos ou em uma combinação com um creme de queijo na base e legumes assados por cima. Também serve para galettes doces, recheadas de frutas misturadas com um pouco de açúcar: frutas vermelhas, apenas mirtilos, ameixa... Você é quem sabe! E lembre-se de que você sempre pode fazer uma receita a mais do que vai usar no momento para guardá-la no freezer e ter uma refeição deliciosa em poucos minutos.
Veja a receita no PDF abaixo:
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Lena Mattar para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.