Qualquer pessoa sensata que olhe para a Espanha, venha para a Espanha, coma na Espanha, beba na Espanha, vai se apaixonar. Caso contrário, há algo profundamente errado com você. Este é o sonho de todo o mundo. ― Anthony Bourdain
Como muitos de vocês já sabem, me mudei para Barcelona no final de 2022 com o meu marido, Fabrizio, e minha filha, Glória. Barcelona fica na região da Catalunha, que por sua vez fica na Espanha. Mas não faça a besteira de chamar um catalão de espanhol ou ganhará uma careta feia em troca. O povo aqui se reconhece como catalão e ponto. Tanto que eles falam catalão, uma língua bem diferente e que ao ouvirmos não soa nada familiar como o espanhol. Apesar de todos aqui falarem duas línguas, há catalães que se recusam a falar em espanhol mesmo se você gentilmente explicar que não fala a língua deles. É um idioma bem particular que às vezes me deixa perdida e outras vezes me faz dar risadas por me lembrar o Mussum. Outro dia, passando em frente a uma casa de sucos e batidas, li na placa: sucs i batuts. Quer dar as boas vindas a alguém? Diga benvinguts!
Se por um lado é bonito vê-los fazendo questão de manter viva uma série de tradições catalãs, por outro é complicado observar que até hoje existe um movimento separatista. Como esta newsletter trata de comida e não de política, não vou me alongar, mas com essa introdução quis apenas contextualizá-los, já que uma coisa está sempre ligada à outra. Quando achar válido, entrarei nos méritos sobre essas diferenças culturais da Catalunha.
Nesta edição apresento duas receitas simples e gostosas que fazem parte do cotidiano e podem ser encontradas por toda a parte aqui em Barcelona: a ensaladilla rusa, ou salada russa, e o pan tumaca, ou pão com tomate. Junto com outras pedidas típicas, como azeitonas, anchovas e boquerones, formam uma mesa perfeita para o pica pica ― hábito de sentar para comer pequenos petiscos enquanto se toma um copo de vermute, vinho ou cerveja.
Até a próxima news,
Lena
*Any reasonable, sentient person who looks at Spain, comes to Spain, eats in Spain, drinks in Spain, they’re going to fall in love. Otherwise, there’s something deeply wrong with you. This is the dream of all the world.
Pequenas delícias do cotidiano
Salada russa espanhola
A salada russa existe em diferentes lugares do mundo ― inclusive no Brasil ―, mas cada um incorpora seus próprios ingredientes e dá sua cara para o prato. Na Espanha ela também é uma salada de batata e outros legumes cozidos amalgamados com maionese, mas seu grande diferencial é o atum ― o que faz muito sentido já que, aqui, o consumo de atum, sobretudo o enlatado, é enorme. Adorei essa versão e tenho feito com frequência. É daquelas que fica ainda mais gostosa no dia seguinte ― e eu valorizo demais essa categoria de receitas!
A finalização parece estar bem aberta para interpretação e criação de cada um. Há quem finalize com pimentões, ovos cozidos, azeitonas, anchovas ou craveje a salada com os tradicionais picos camperos ― uma espécie de mini grissini daqui. Eu gosto de uma versão mais minimalista e finalizo com raspas de limão siciliano já que uso o suco para temperar a salada ― que fique claro que isso não é típico, mas coisa minha.
Dicas importantes:
Cuidado para não cozinhar demais a batata e a cenoura. Queremos que estejam macias, mas não molengas.
Quando fizer qualquer tipo de salada de batata, tempere-as muito bem enquanto ainda estiverem quentes/mornas.
Se for comer no dia seguinte, tire da geladeira alguns minutos antes para não servi-la muito gelada e "dura".
Se tiver disponibilidade, faça sua própria maionese ― é fácil. Se não tiver, tudo bem, use a pronta.
Pan tumaca
A díade pão e tomate é consumida mundo afora de diversas formas. Quando eu era pequena, minha mãe abria um pão francês e colocava rodelas de tomate cru temperado com sal e me dava de lanche. Às vezes rolava uma variação, quando era dia de macarrão com molho ao sugo ou bolonhesa. Amo comer ambos preparos até hoje.
Entre as receitas que já publiquei nessa news, já apareceram a panzanella e o papa pomodoro ― ambas italianas. Quem aí chegou a reproduzi-las?
Hoje, compartilho a combinação daqui, o pa amb tomàquet ― em catalão ― ou pão com tomate. Ela é originalmente catalã e é tão fácil e tão gostosa que não sei como não comemos isso em todo canto do mundo com mais frequência, sobretudo no verão, quando os tomates são deliciosos.
Tudo indica que o preparo tenha surgido como uma forma de "molhar" e dar uma sobrevida ao pão velho e seco, ao cortar o tomate ao meio e ralando-o diretamente no pão para então ser finalizado com azeite e sal. Alguns poucos lugares ainda servem o couvert assim: fatias de pão tipo Pagès ― o pão camponês ― tomates e alhos inteiros para que cada um faça seu próprio pan tumaca (em espanhol). Mas já é mais comum servirem o pão já pronto e com o tomate ralado em uma dose mais generosa. Neste caso, o tomate é ralado na parte grossa do ralador e então temperado com azeite e sal. Eu, pessoalmente, gosto mais da segunda opção. Ralar um dente de alho cru diretamente no pão é optativo e eu adoro!
Apresentada a versão clássica, digo (para a revolta de alguns) que eu gosto de adicionar um pouco de vinagre de vinho tinto (sim, tem que ser exatamente esse tipo). Eu acho que um pouco de acidez torna tudo mais gostoso ― às vezes será uma espremida de suco de limão, às vezes um pouco de vinho, outras vezes um pouco de vinagre adicionado aos mais diversos preparos. Caso nunca tenha feito um pan tumaca, recomendo fazer a versão clássica para depois enveredar-se por variações.
Para ouvir | A garota está chorando em seu café com leite
Quem mais foi impactado pelas imagens da atriz australiana Cate Blanchett vestida com um terno amarelo vivo, dançando com fones de ouvido vermelhos? O clipe em questão é da música A girl is crying in her latte, ou “A garota está chorando em seu café com leite”, do duo americano Sparks, composto pelos irmãos Ron e Russell Mael. A atriz, que é ganhadora do Oscar, ainda fez uma participação ao vivo no show da dupla no festival de Glastonbury deste ano.
É um som alternativo. É deles, inclusive, a trilha sonora do filme Anette, de Leos Carax, com os atores Adam Driver e Marion Cotillard. Adoro um filme indie, fora da caixinha, mas confesso que esse foi alternativo demais para mim.
Ah, gostei da camiseta de Russell, que diz Beurre ― manteiga, em francês.
Para assinar | Saca essa rolha
Isabelle Moreira Lima já foi colunista de vinhos do caderno Paladar (O Estado de S. Paulo) e, hoje, é uma das apresentadoras do podcast Que vinho foi esse?, além de editora executiva na Gama ― uma publicação que fala sobre as possibilidades do mundo contemporâneo e que mostra os diferentes modos de viver hoje.
Em sua nova newsletter, Saca essa rolha, Belle vai dar "indicações de rótulos interessantes e que sejam amigos do bolso, falar de lugares que valem a pena ser visitados, dar notícias quentinhas desse universo, contar umas fofoquinhas que ninguém é de ferro, dar assunto pra você jogar fora no bar e refletir sobre como nos relacionamos com a mesa hoje. É pra ser uma leitura fácil e divertida, pra te fazer pensar e, acima de tudo, te ajudar a comer e a beber melhor.”
Como gosto de tudo que Belle já fez até hoje, recomendo sua news que promete entregar ótimas dicas! Clique aqui para assinar.
Para celebrar | Feliz aniversário, Julia!
Dia 15 de agosto seria celebrado o 111° aniversário de Julia Child, uma das maiores figuras culinárias de todos os tempos. Seguimos te lendo, te escutando e te admirando, Julia. Feliz aniversário!
Para relembrar | Newsletter em nova versão
Para quem não viu os últimos e-mails, reforço que lancei uma versão paga desta newsletter para aqueles que desejam receber mais conteúdo e ainda apoiar o meu trabalho bem como o mercado de produção de conteúdo independente. A primeira edição foi enviada no comecinho do mês e trouxe a receita de uma deliciosa torta de caramelo com chocolate, além de uma dica de leitura, reflexão e até cupom de desconto para comprar o delicioso Kiro! Para saber mais e assinar, clique aqui.
Créditos:
Fotos: Flávia Ribeiro | Edição: Eloah Pina
Essa edição só alimentou minha vontade de conhecer a Espanha :) hehe
que vontade de morar nessa edição! <3