CARNE MOÍDA PARA SAIR DA MESMICE
“...but I still think that one of the pleasantest of all emotions is to know that I, I with my brain and my hands, have nourished my beloved few...” * ― M.F.K. Fisher
A carne moída, tão trivial em nosso cotidiano, está entre as carnes que mais gosto de comer – juro! Ela é versátil, fácil de ser preparada e não é cara. Porém, podemos prepará-la de outras formas para variar o arroz com feijão, o escondidinho com purê de batata, o recheio de panqueca, o molho de tomate, entre outros.
Com novos temperos, servindo com outros ingredientes e em outros formatos e, sobretudo, usando outros tipos de carne, ela se transforma! Assim, esta news propõe três receitas para, com um ingrediente tão simples, sairmos um pouco da rotina. Espero que as receitas inspirem vocês a cozinhar para os seus mais chegados, pois como disse a sábia M.F.K. Fisher, esse é um dos sentimentos mais prazerosos que há!
Volto daqui a duas semanas para falarmos sobre sopas – com sorte, o frio do inverno já terá, enfim, chegado.
Até lá,
Lena
* "...Ainda acho que umas das emoções mais prazerosas é saber que eu, com meu cérebro e minhas mãos, alimentei as pessoas que mais amo..."
SIMPLES E DIFERENTE
Almôndegas de cordeiro
Usar outros tipos de carne moída, como a de cordeiro, é um ótimo jeito de variar os sabores do seu cotidiano, sobretudo quando a receita ainda inclui tantos temperos diferentes quanto esta aqui, do NY Times Food, que tem gostinho de Oriente Médio! Caso prefira a carne bovina, sem problemas, pois a receita também funciona.
Meatloaf ou bolo de carne
Bolo de carne é um termo que nunca me atraiu e sigo pensando em um nome mais convidativo, mas enquanto isso vou fazendo esta receita de-li-ci-o-sa da Bon Appétit! A carne fica muito saborosa e suculenta, e o molho e o bacon que a envolvem trazem uma camada extra de sabor.
Carne moída com ovo frito
De trivial, esta receita só tem o nome. A carne é de carneiro e é incrementada com temperos do Oriente Médio, pinoli, molho de iogurte com tahine – que são ingredientes emblemáticos do autor da receita, Yotam Ottolenghi. Para quem ainda não o conhece, recomendo demais JERUSALÉM e COMIDA DE VERDADE, seus livros publicados no Brasil pela editora Companhia de Mesa.
PARA INSPIRAR | IL CASALINGO
Acompanho o trabalho da Joanna e da Larissa desde que fundaram a Il Casalingo, em 2012. A marca de objetos para o cotidiano, com desenvolvimento e produção local, tem um olhar muito especial e inspirador: aventais, panos de prato, tábuas, toalhas e jogos americanos, talheres, entre outras coisas lindas. Também são delas diversos aventais e uniformes que vemos nos restaurantes mais legais da cidade. E a novidade é que a Il Casalingo está com um novo site, ainda mais bonito, e que proporciona uma experiência de compra ainda mais bacana! As fotos inspiradoras foram feitas pelo BRUNO GERALDI – que também faz as fotos das minhas newsletters!
E para comemorar a novidade, vocês, assinantes da news, terão 15% de desconto em qualquer produto até dia 04 de julho. Basta usar o cupom LENA15. Aproveitem!
Visite o site: HTTPS://WWW.ILCASALINGO.COM.BR
PARA BEBER | KIRO, O PRIMEIRO SWITCHEL DO BRASIL
Switchel é uma bebida cuja origem é incerta, mas é sabido que tornou-se popular entre os agricultores norte-americanos por ser um isotônico natural, altamente refrescante e revigorante. A combinação de água, gengibre, mel e vinagre de maçã resulta em uma bebida adocicada, mas com acidez equilibrada e com um punch de gengibre. KIRO veio para preencher uma lacuna no mercado de bebidas, oferecendo uma alternativa cheia de personalidade para quem não quer consumir álcool e também não quer ser refém de refrigerantes e outros produtos industrializados. Hoje, ele é encontrado em alguns dos cafés, restaurantes e mercados mais legais de São Paulo, e aos poucos começa a ser vendido em outras cidades, como Rio de Janeiro. Mas você também pode comprar, ou até assinar, pelo site: HTTP://BEBAKIRO.COM
PARA OUVIR | MÚSICAS PARA ACORDAR
(E TOMAR CAFÉ DA MANHÃ)
Como digo e repito, acredito que as manhãs são sagradas. E estabelecer o mood logo ao acordar pode fazer toda a diferença no seu dia. São pequenos gestos que tornam a rotina mais gostosa, mais tranquila e nos tornam mais presentes no momento. Por isso, um café da manhã tranquilo e bem preparado é essencial pra mim. E uma seleção de músicas pode ajudar ainda mais a compor esse mood gostoso. Por isso, aqui vai a playlist que costumo ouvir pelas manhãs, seja nos dias de semana ou nos finais de semana.