AMOR EM TEMPOS DIFÍCEIS
"Penso que quando duas pessoas conseguem tecer esse tipo de fio invisível de entendimento e simpatia entre si, essa teia delicada, não devem se arriscar a rasgá-la. É muito raro e dura muito pouco, na
Quase um mês e meio depois do envio da última news, voltei! Foi preciso tempo para me situar nesta nova rotina, aprender (ou não) a lidar com o noticiário, para então conseguir tirar essa newsletter da gaveta! Aos que são novos por aqui: sejam muito bem-vindes!
O Dia des Namorades tá aí, mas este ano numa circunstância bastante atípica de quarentena. Para mim, que não costumava sair para comemorar em restaurantes, mas sim com um jantarzinho (delicioso) de dia de semana – com direito a entrada, prato principal e sobremesa –, não será um problema estar em casa! Prezo muito por esses jantares durante a semana, que com um pouco de atenção podem quebrar a rotina e tornar a noite especial sem grandes investimentos de tempo e dinheiro. Tenho até uma PLAYLIST pronta pra ocasião!
O menu escolhido leva em consideração as noites mais frias de outono e a vontade de comidas mais reconfortantes que este contexto em que estamos vivendo tem imposto à grande maioria de nós.
Em tempos tão difíceis, exercitar o amor diariamente pode nos ajudar um bocado, além de ser uma forma de resistência aos que vêm nos impondo tanto ódio. Amemos. Resistamos. E aqueles que puderem, continuem em casa.
Até a próxima newsletter antifascista,
Lena
*Tradução livre de “I think that when two people are able to weave that kind of invisible thread of understanding and sympathy between each other, that delicate web, they should not risk tearing it. It is too rare, and it lasts too short a time at best…”.
ENTRADA, PRATO E SOBREMESA
Ovos recheados
Em inglês, deviled egg, em francês, oeuf mimosa. A receita consiste em ovos cozidos e recheados com um creme feito da própria gema e maionese – que, por acaso, é feita de ovos. Ou seja, ovos com ovos? Rsrs. Simples, como as coisas boas da vida são.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
Risoni com parmesão, folhas, ervilhas e limão
Risoni, que também é conhecido como orzo, é uma massa italiana com formato de arroz. Essa receita é uma espécie de risoto supercremoso, temperado com limão siciliano, parmesão, ervilhas e folhas. Pra comer de colher em uma tigelinha funda!
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
Peras assadas com creme batido
Pra mim, o outono pede frutas assadas e cozidas. E logo que esfriou, fiquei com desejo de comer peras assadas! Essa receita é tão simples e tão gostosa... Se sobrar, é possível comer no café da manhã, fria com iogurte ou quente com um bom mingau.
VEJA A RECEITA COMPLETA AQUI.
PARA BEBER E APRENDER | TÃO LONGR TÃO PERTO
Assim que a quarentena entrou em vigor, a sommelière Gabriela Monteleone criou este projeto bacaníssimo chamado TÃO LONGE, TÃO PERTO. Ali, propõe degustações a distância, pelo Google Meeting, com a ilustre presença dos produtores dos vinhos em questão. São encontros que sempre contemplam três rótulos e você pode escolher comprar um, dois ou os três vinhos.
O bate-papo, que pode ser acompanhado ao vivo, fica disponível para ser revisto depois. Amanhã assistirei ao da degustação "Capítulo 7: da fruta ao suco, reflexões da agricultura na Itália", mas as próximas já têm data. Anote aí: 20/06 e 27/06.
Para mais informações, escreva para: NOTAWINEJOURNAL@GMAIL.COM
PARA REFLETIR | É NORMAL COMER COMPULSIVAMENTE NA QUARENTENA?
Se você faz parte do time de pessoas que está preocupado e reclamando por estar engordando e comendo "compulsivamente" durante a quarentena, leia a entrevista da jornalista Julia Furrer com a nutricionista comportamental Natália Vignoli, que joga luz sobre o que está por trás disso. Segundo ela, a gente vem esquecendo que comida também é uma poderosa fonte de prazer, e não apenas de nutrição, e que "o problema é que quanto mais negamos que comer é um prazer, mais construímos uma relação ruim com essa parte tão necessária quanto gostosa das nossas vidas". E é justamente essa relação ruim que leva a ciclos de exagero seguidos por culpa e dietas restritivas, num sem-fim de sofrimento.
Leia a entrevista AQUI.
PARA ASSINAR | YOU CAN DO THIS
Alex Testere é um ilustrador norte-americano e recentemente lançou uma newsletter que é uma gracinha. Batizada de You can do this (você consegue fazer isso), traz reflexões sobre a comida com ilustrações lindas. Na última, ele fez uma pequena crônica sobre o repolho, ingrediente que disse ter desprezado até a chegada da quarentena, momento em que descobriu o real valor desse vegetal que faz parte da família Brassica oleracea. Uma graça e uma delícia de leitura! Ah, um detalhe: a newsletter é em inglês.
Inscreva-se aqui:
HTTPS://YOUCANDOTHIS.SUBSTACK.COM